A Sony divulgou em seu blog oficial, uma matéria especificando todos os recursos de acessibilidade que estarão disponíveis no novo controlador DualSense, incluindo textos de voz, inversão de cores e atribuição de botões personalizados.

Dessa forma, pessoas que possuem limitações físicas poderão modificar as configurações para que possam ter a experiência de jogar os games na nova geração de consoles da empresa. Uma dessas funções é a possibilidade de textos ditados por voz, sem o uso do teclado digital, permitindo que o jogador apenas fale as palavras e elas apareçam na tela. O leitor de tela ajudará os usuários cegos ou com pouca visão, permitindo que eles ouçam o que estiver no monitor, enquanto pessoas com deficiência auditiva poderão escrever textos que serão reproduzidos em áudio para outros membros do grupo.

DualSense

Uma grande novidade é que esses recursos agora possuirão suporte para vários idiomas no PS5. Além disso, configurações como atribuições de botão e a possibilidade de correção de cores, que já estavam disponíveis no Playstation 4, também estarão disponíveis no novo console. Será possível também reduzir ou desativar os recursos dos gatilhos adaptativos do DualSense.

Em 2016 a Naughty Dog apresentou Uncharted 4 com a possibilidade de ser jogado sem o botão direito, além de permitir que você o pressione e o segure, ao invés de apertar repetidamente para realizar um comando dentro do Jogo. Já em 2020, o estúdio apresentou mais de 60 opções em acessibilidade para The Last Of Us Part II, permitindo que um número ainda maior de pessoas pudessem ter a oportunidade de viver a experiência do game.

DualSense

No começo deste ano, a Sony lançou a ABLE @ Playstation, uma rede de funcionários focados na acessibilidade e inclusão a todos os setores de desenvolvimento da empresa.

Para acompanhar todas as novidades sobre a nova geração de consoles, fique ligado nos nossos perfis no Facebook e Instagram. Confira nossa lista completa de produtos acessando o site atacadogames.com.

author image

Fernanda Tavassi

Paulistana residente em Foz do Iguaçu, apaixonada por games e animes!

See all author posts

Comentários