Conheça um pouco mais da marca que será o destaque de vendas na próxima semana

Com milhares de fãs pelo mundo e uma das empresas chinesas de maior sucesso internacional, a Xiaomi é a terceira maior distribuidora de smartphones do mundo. A empresa que projeta, desenvolve e vende celulares e é forte no segmento de internet das coisas, nasceu recentemente, em 2010, através da sociedade entre 8 amigos em Pequim, na china.

O Steve Jobs Chinês

Entre eles, Lei Jun, o principal nome por trás da empresa, e que chegou a ficar conhecido como Steve Jobs da Ásia. Formado em ciências da computação, começou trabalhando na Kingsoft, empresa de softwares com programas semelhantes ao pacote Office da Microsoft, e em apenas sete anos chegou ao cargo de CEO da empresa. No ano 2000, criou a Joyo.com, loja online de livros. A criação foi um sucesso tão grande, que foi comprada pela Amazon por $75 milhões.

Quando Jun percebeu a popularização de smartphones em meados de 2010, tomou a frente na criação da Xiaomi. Entre os fundadores da empresa, haviam pessoas que já tinham passado por gigantes como Google, Microsoft, Motorola e outras. Não foi atoa que em apenas 9 anos, a empresa viria a se tornar o sucesso mundial que é hoje.

O Significado de Xiaomi

A escolha do nome possui um significado amplo e profundo. A tradução literal significa “milhete” em mandarim, que é um tipo de cereal muito consumido na China. Jun conta no blog oficial da empresa que durante um encontro entre os fundadores da empresa, o pai de um deles fez um mingau de milhete para comerem, então surgiu a ideia do nome. “Milhete tem preço acessível, é nutritivo, e Xiaomi é um nome entusiasmante, ao mesmo tempo que é tranquilizador, familiar e fácil de se lembrar na China.”

Há quem diga que o nome é uma referência a Apple, porém durante a segunda guerra Sino-japonesa entre China e Japão em 1937, o ditador Mao Tse Tung dizia que a China combatia usando “xiaomi” e “rifles”. Outra interpretação diz que “Xiao” significa pequeno e “MI” arroz, fazendo menção a um ditado budista que diz “um pequeno grão de arroz é tão grandioso quanto uma montanha”. A empresa também brinca com o nome, dizendo que MI também significa as siglas de Mobile Internet e Missão Impossível.

>>  Data do lançamento das GTX 1660 Super e 1650 Super confirmada!

Os primeiros lançamentos 

Ao contrário do que todo mundo imagina, o primeiro lançamento da Xiaomi não foi um celular, e sim a MIUI, uma skin com base no Android 2.2 froyo, que teve apenas 100 usuários na época. A MIUI que é utilizada até hoje e possui mais de 190 milhões de usuários ativos.

 O primeiro celular viria em 2011, com o lançamento do Xiaomi Mi 1, com 1gb de ram, 1930mAh de bateria e chip gráfico Adreno 220 com SoC Snapdragon S3. O celular foi o primeiro da China com um chip dual core e boas especificações técnicas por um preço surpreendente, apenas 18 dólares. Foram mais de 300 mil pedidos de pré venda em menos de dois dias.  Em maio daquele ano, Lei Jun fez a primeira chamada com o Mi 1, um momento marcante para todos os envolvidos com a empresa.

A expansão dos produtos

A internacionalização veio em 2014, com a Xiaomi expandindo suas vendas para Cingapura e outros países próximos como a Índia. Foi nesse ano que a empresa lançou a linha Redmi, uma série de aparelhos de baixo custo com especificações intermediárias. Daí pra frente, a empresa chinesa ganharia cada vez mais o mercado internacional. Com a compra do domínio mi.com e a diversificação da sua linha de produtos, com o lançamento do primeiro MI Pad, a Xiaomi ganha ainda mais visibilidade, se tornando a terceira maior fabricante de smartphones do planeta, com mais de 61 milhões de aparelhos vendidos.

Em apenas 5 anos após sua fundação, a Xiaomi vendeu 2,11 milhões de smarphones em 24 horas durante uma promoção de aniversário em seu site, entrando para o Guinness Book . Era a hora de expandir ainda mais a gama de produtos fabricados. Em 2016 lançou a sua primeira linha de Box TV, a Mi Box TV e o seu próprio robô aspirados, o Mi Home Robot Vacuum. De lá pra cá, eles não pouparam esforços na criação dos mais diversificados produtos. 

>>  Como funcionam as compras no Paraguai

O lucro da empresa

Levando a sério a ideia de oferecer produtos com boa tecnologia a pressos baixos, Lei Jun anunciou em 2018 que todos os hardwares da marca não deveriam ultrapassar o lucro máximo de 5%. A decisão passou a ser válida para todas as linhas de produtos da Xiaomi. Com a ideia de preços mais agressivos no mercado, a intenção é fazer com que o maior número possível de pessoas no mundo adquiram um smartphone da empresa, expandindo ainda mais a marca. Nos dias atuais, a empresa continua a se expandir internacionalmente, estando presente já em mais de 60 países.

Com a crescente procura de produtos da marca, a Atacado Games está trazendo para os clientes durante a semana Xiaomi aqui na loja, além da mais completa linha de smartphones da marca, uma série de outros produtos tanto para quem é Mi Fã, quanto para quem quer comprar produtos de qualidade, tecnologia e preços acessíveis, como a Mochila Xiaomi Mi City SlingLâmpada Xiaomi MI LEDCompressor de ar portátil XiaomiCâmera Xiaomi Mi Home Security 360° e muitos outros.

A semana Xiaomi vai acontecer entre os dias 02 e 07 de dezembro, e você pode conferir toda linha de produtos da marca no nosso site, atacadogames.com.

Share:
author image

Fernanda Tavassi

See all author posts

Comentários