Em 2017 a Nintendo lançou a Nintendo Switch, que rapidamente se transformou em sucesso de vendas pelo mundo inteiro. Após isso, em 2019, a empresa lançou uma nova versão do console portátil, o Nintendo Switch Lite que, apesar de algumas semelhanças, possuem diferenças importantes em relação ao Switch padrão.

nintendo switch

Justamente por esse motivo, você pode estar se perguntando: qual dos dois modelos eu devo comprar?

As semelhanças

Em primeiro lugar, você deve ter em mente que ambos os consoles usam o mesmo processador, um Nvidia Tegra personalizado e 4 GB de memória Ram. Esse conjunto fará com que o desempenho em ambos os consoles seja praticamente o mesmo.

A resolução da tela de ambos, no modo portátil, também é a mesma, 720p, entregando assim a mesma experiência visual para os dois consoles.

nintendo switch

Já em relação aos jogos, seja qual dos dois modelos você escolher, pode ficar tranquilo, é possível jogar todos os games da Nintendo em ambos, até mesmo os que não possuem suporte para o modo portátil, o que em teoria impediria esses jogos de rodarem no Lite.

Apesar disso, basta conectar um controle compatível com o console de 2019, e você terá a possibilidade de jogar esses jogos.

As diferenças são o que vão pesar na hora de decidir entre um e outro

O Switch padrão vem com o dock que possibilita que você conecte o vídeo game a uma televisão ou monitor, transformando ele em um console de mesa. Já na versão Lite, isso é impossível. Ele é totalmente portátil e não possui suporte para esse tipo de conexão.

Os Joy Cons do Switch padrão são destacáveis, permitindo uma experiência multiplayer bem mais interessante que no modelo Lite, já que, nesse modelo, isso não é possível.

nintendo switch

Além disso, os Joy Cons do modelo padrão possuem humble, que faz com que os controles tremam de acordo com o que está acontecendo no game, entregando uma experiência mais imersiva em relação ao modelo Lite, que não possui essa funcionalidade.

O Switch padrão é maior e mais pesado, possuindo uma tela de 6,2″ e 398g contra os 278g e tela de 5,5″ do Switch Lite.

A bateria também é um quesito importante. Lembrando que essa comparação não está levando em consideração o modelo com a bateria estendida lançada no ano passado. 

O console Padrão possui um desempenho um pouco inferior em relação a bateria, com duração entre 2,5h e 6h. Já na versão Lite, o desempenho é levemente superior, com uma bateria que dura entre 3 a 7 horas dependendo do aplicativo que estiver em uso.

nintendo switch

A maior diferença, entretanto, está no preço entre eles, que pode chegar a ser até 100 dólares mais barato no modelo Lite, o que pode ser um dos principais fatores na hora de decidir qual comprar.

Mas, sabendo de tudo isso, qual Nintendo Switch escolher?

Se levando em consideração todas as diferenças entre os modelos, se você é o tipo de pessoa que curte mais jogar seus jogos no conforto do seu lar, com telas grandes e maior imersão, o modelo padrão é o console para você.

Já se você passa longas horas em transporte público, viaja muito, ou passa longas horas em filas, o Nintendo Switch Lite pode ser uma boa pedida, já que ele é menor, mais leve, e com uma duração maior da bateria.

author image

Fernanda Tavassi

Paulistana residente em Foz do Iguaçu, apaixonada por games e animes!

See all author posts

Comentários