Há diversos rumores sobre o que o 5G será ainda, e há também diversas inverdades que muitas pessoas foram forçadas a acreditar. Quer saber em quais delas você acredita? Acompanhe abaixo 4 falácias desmistificadas sobre o 5g!

1: Só existe 1 5G (ou todo 5G é o mesmo)!

Há no mínimo 2 diferenças entre as conexões 5G. A primeira é baseada em uma maneira de transmitir as ondas, chamada Millimeter Wave (mmWave) e a outra é transmitida em uma frequência de sub-6 GHz, que no futuro pode ser dividído para uma banda média ou baixa. A diferença entre elas é que a Millimeter Wave é optimizada e direcionada para serviços que oferecem uma velocidade super rápida, porém com alcance limitado. Já a frequência sub-6 GHz oferecem uma conexão mais ampla com velocidades, entretanto, com velocidade basicamente igual ao 4G mais avançado.

2: O 5G é muito mais rápido que o 4G!

Na verdade, o 5G PODE ser mais rápido que o 4G, mas no momento, não é. Aliás, em um anúncio feito no Super Bowl começo do ano, é possível que a conexão 5G no momento seja mais lenta que o 4G.

3: O 5G terá melhorias significaticas quanto à latência em relação ao 4G.

Antes do 5G mudar para a tecnologia Standalone, não veremos tanta melhoria na latência, e até que os aparelhos tenham esta tecnologia, levara ainda 2-3 anos. Entretanto, inerentemente, o 5G já mais rápido no mínimo de 5-10% em relação ao 4G.

4: O 5G vai habilitar aplicações inerentemente.

As possibilidades com o 5G em um futuro próximo são inúmeras, de cidades inteligente à internet das coisas. Entretanto, tudo isso só irá acontecer quando as conexões em 5G estiverem disponíveis. Essas possibilidades citadas as cima podem ser utilizadas com o 4G, porém, economicamente falando, faz mais sentido capacita-los para o 5G, visto que a tecnologia está em nossas portas!

Desmistificou alguns assuntos sobre esta nova tecnologia? Deixe aqui embaixo seu comentario e suas expectativas para o 5G!

FONTE: Forbes, Verizon, Business Insider

Share:
author image

Américo Pinheiro

Aficionado por cinema, usuário de smartphones desde o Galaxy 5, filósofo quando dá e morador da Terra-Média!

See all author posts

Comentários