A empresa sofreu com alta de preços em alguns componentes

O site Bloomberg divulgou uma matéria em que revela que o custo de fabricação do Playstation 5 sofreu com um aumento inesperado e por esse motivo, a Sony precisou de mais tempo para definir o valor final do novo console.

Segundo as fontes do site, a empresa japonesa, esse aumento elevou as despesas de fabricação do PS5 para U$450,00 dólares. Ao que tudo indica, a falta de alguns componentes, como DRAM e NAND forçaram esse aumento e fez com que a Sony precisasse de mais tempo para decidir quanto sairá o console para o consumidor final.

Se analisarmos os preços de lançamento do PS4 em 2013, por exemplo, que custava U$ 399 no varejo, o preço de custo do PS5 já ficará bem acima do valor com margem de lucro do Playstation 4 em seu lançamento. Segundo a IHS Markit, o custo de fabricação do PS4 era de U$381, tendo uma margem de lucro de U$18 por unidade. 

>>  Novo exclusivo para PS5 estaria sendo desenvolvido

Se o Playstation cinco tiver uma margem de lucro semelhante ao seu antecessor, ele poderá chegar as lojas custando cerca de U$470, o que tornaria as vendas mais difíceis, ainda mais com o PS4 Pro, que é o console mais avançado da Sony até o momento, custando entre U$315 e U$345 (valores referentes ao dia 14/02 na Atacado Games).

“Os consumidores avaliarão suas expectativas com base no PS4 Pro e PS4”, comentou o analista Damian Thong. “Se os preços da Sony acima disso, provavelmente seria necessário equilibrar a necessidade de compensar o custo mais alto dos materiais, contra o risco de demanda”.

Um dos motivos do novo console ter um custo mais elevado, deve-se ao sistema de refrigeração. Segundo o Bloomberg, o preço desse sistema é extraordinariamente caro mas, a Sony optou em gastar mais para garantir uma dissipação de calor mais eficiente para que o calor gerado pelos poderosos chips não sejam um problema.

>>  Sony coloca site do Playstation 5 no ar

Além de todas essas questões, o preço do Xbox Series X também definirá o valor do PS5. Segundo o diretor financeiro da divisão Playstation, a Sony deve esperar o anúncio oficial sobre o valor do novo console da concorrente para definir o valor do seu, mantendo-o competitivo no mercado.

Alguns rumores apontavam também que o surto do coronavírus poderia influenciar a produção no PS5, mas isso foi desmentido pela Sony. Até o momento, a empresa não definiu quantas unidades do console serão produzidas no primeiro ano de seu lançamento.

author image

Fernanda Tavassi

Paulistana residente em Foz do Iguaçu, apaixonada por games e animes!

See all author posts

Comentários