A nova geração de consoles está chegando, e uma das maiores dúvidas que muita gente tem é: será que vale a pena comprar o PS4 e Xbox One S no final da geração? A resposta é sim. Inclusive, talvez essa seja a melhor época pra poder adquiri-los.

Os problemas do lançamento

Quando uma nova geração de vídeo games é lançada, por mais que as fabricantes tenham feito milhares de testes, estressado os aparelhos ao máximo e corrigido tudo o que eles enxergaram que seria necessário corrigir, ao chegar na mão do consumidor surgem defeitos, bugs e situações que os engenheiros não haviam previsto.

Foi o caso do PS4 e do Xbox One, que quando lançados em 2013, apresentaram algumas questões. A Sony teve um grande problema com o HDMI de baixa qualidade que vinha na caixa com as primeiras versões do console. Já o Xbox One, era enorme, e vendido obrigatoriamente com o Kinect, que também ocupava um espaço extra no local em que estava instalado, fora a fonte de energia que era externa.

Foi só em 2016 que a Microsoft lançou o Xbox One S, uma versão aprimorada do console, e com melhores capacidades. Ele veio com compatibilidade pra HDR e resolução 4k nativa para reprodução de vídeos. Foi nessa versão que a empresa aprendeu com os erros.

Os botões de ejetar e de ligar deixaram de ser sensíveis ao toque e passaram a ser físicos, evitando as milhares de vezes que o usuário ligava o aparelho ou ejetava o disco sem querer. Além disso, a fonte de energia veio pra dentro do aparelho, que estava 40% menor. 

A Sony também fez melhorias quando lançou o PS4 Slim, que chegou com capacidades semelhantes a primeira versão, mas com um hardware mais reforçado, design refeito, dimensões 40% menores e uma facilidade maior para trocar o HD por um maior, além de mudanças no desing do dualshock, que ficou mais ergonômico.

O Nintendo Switch também enfrentou algumas falhas quando lançou o console em 2017, que vinha com um problema de conexão nos joy-cons na primeira versão. Quem comprou o console na época reclamava bastante do problema de conectividade entre o controle e o console, principalmente quando ele estava no dock. 

Ps4 e Xbox One
Final de geração trás jogos melhores

Além de todos esses problemas relacionados às fabricantes, nós temos também a questão dos estúdios de jogos. Quando um novo console é lançado, leva um bom tempo pra que as desenvolvedoras consigam de fato usar todos os recursos de hardware e software que os consoles entregam. 

Na prática, isso significa que, no final da geração, todos os estúdios já conseguem aproveitar esses recursos ao máximo, produzindo jogos com uma qualidade muito superior aos que eram lançados no início de uma geração. Então você vai ter uma biblioteca muito maior de jogos para esses aparelhos, com um nível de qualidade maior.

Ps4 e Xbox One

E aqui entra uma questão bem legal, já que a Sony anunciou retrocompatibilidade com cerca de 99% dos jogos do PS4 para o PS5, e a Microsoft conta com o Smart Delivery, que permitirá o upgrade do jogo de graça pro Xbox Series.

Vários estúdios que desenvolvem jogos multiplataformas irão permitir o upgrade gratuito dos games lançados agora no final dessa geração para os novos consoles, então você vai poder investir tranquilamente em jogos para o PS4 e Xbox One e eles ainda terão utilidade na nova geração, fazendo com que você não perca dinheiro ao comprá-los.

Mesmo depois que a nova geração se estabelecer, os estúdios continuam lançando games para o PS4 e Xbox One durante algum tempo, então você ainda vai ter acesso a diversos jogos novos pra poder se divertir. A EA e a Konami, por exemplo, continuaram lançando Fifa e PES até a versão 2018 para o PS3 e Xbox 360.

Em 2014 a Ubisoft lançou o Far Cry 4 também para esses consoles e a Crystal Dynamics lançou o Rise of Tomb Raider também para o Xbox 360 em 2015, dois anos depois da chegada da atual geração.

Então, se você estava estava pensando em comprar um PS4 ou Xbox One S ainda nessa geração, mas estava com medo de não valer a pena, pode comprar despreocupado, porque eles ainda estarão vivos por um bom tempo, mesmo depois da chegada do PS5 e Xbox Series!

author image

Fernanda Tavassi

Paulistana residente em Foz do Iguaçu, apaixonada por games e animes!

See all author posts

Comentários