Com os jogos mobile ganhando cada vez mais adeptos entre as pessoas e estúdios investindo pesado nesse nicho, a venda de smartphones focado no público que quer jogar games eletrônicos no aparelho vem crescendo consideravelmente.

Mas, com tantas opções no mercado, qual smartphone é ideal para rodar esses jogos? É necessário comprar um celular gamer, ou um celular caro pra ter acesso a esse tipo de diversão? O que eu preciso avaliar na hora de comprar um celular que pretendo usar pra jogar?

A primeira coisa que a gente precisa ter em mente é que, não, você não precisa comprar um celular especificamente gamer para poder rodar os seus jogos. Existem diversos celulares com um bom conjunto de hardwares e que terão um ótimo desempenho sem necessariamente serem um aparelho focado pra isso.

Em segundo lugar, é preciso analisar os requisitos mínimos que a desenvolvedora do jogo sugere para que não aconteça situações em que o jogo demande um poder de processamento maior do que seu aparelho pode entregar, caso você tenha em mente um jogo específico.

Então, como saber qual celular vai ter os requisitos para rodar a maior parte dos games mobile disponíveis hoje? Você pode avaliar algumas especificações, que eu cito a seguir.

Tela Full HD

A resolução da tela é muito importante quando se trata de um celular pra jogos, que vai te entregar uma imagem muito mais nítida, detalhada, com cores mais fieis, o que é imprescindível quando se trata de games.

Além disso, a tela não é importante só pra te entregar uma qualidade melhor em jogos, mas também para a reprodução de vídeos do Youtube, Netflix, visualização de fotos e outras atividades que passamos a fazer mais frequentemente pelo smartphone hoje em dia.

O ideal é que você adquira um celular que tenha, pelo menos, uma tela Full HD pois, por se tratar de uma tela de alta definição, você vai conseguir uma reprodução com qualidade de Blu-Ray, o que vai impactar diretamente na sua experiência com o game.

Processador Quad Core

O processador é o cérebro do celular. É ele quem irá executar as tarefas e todo o processamento do aparelho então, o ideal é que o smartphone tenha um processador com vários núcleos.

Quanto mais núcleos, maior o poder de processamento do celular, o que vai impactar diretamente na reprodução do game. 

Aparelhos que tenham pelo menos 4 núcleos, ou quad-core, terão um processamento mais satisfatório, com menos riscos de travamento e engasgos. Fuja dos dual-core.

Memória Ram

Não adianta um processador bom no celular se ele não se lembrar das tarefas que precisa concluir. Essas tarefas em execução ficam armazenadas na memória ram, fazendo com que o processador não tenha que a todo instante verificar uma informação no HD, o que deixaria o processamento dos aplicativos extremamente lento, com diversos travamentos até o carregamento da informação necessária.

Quando um jogo estiver sendo executado, não podemos esquecer que todo o sistema operacional do Android estará rodando simultaneamente. Para que ele possa realizar todos esses processos sem problemas, é necessário um espaço razoável na memória temporária, ou memória ram.

Um celular que tenha a partir de 4gb de ram poderá executar todos esses processos com folga, porém aparelhos 2GB também poderão rodar jogos mais leves.

GPU

É a placa de vídeo do celular que executa a reprodução dos vídeos em geral, assim como a reprodução dos jogos.

Como a GPU é uma unidade de processamento físico, ela vai conseguir processar a grande quantidade de dados gráficos gerados pelos games, evitando que o processador fique sobrecarregado. 

Celulares com uma GPU intermediária, como as Adreno série 6 em diante, conseguirão processar esses grandes volumes de dados e entregar uma reprodução de gráficos de alta qualidade, sem comprometer o desempenho do game.

Depois de reunirmos essas informações básicas, podemos passar para a próxima fase de compra, e analisar a grande variedade de modelos disponíveis no mercado.

Modelos Xiaomi com bom custo benefício

Redmi 9

Processador Media TEk G80 Octacore
GPU Mali-G52
3GB de RAM

Redmi note 8

CPU Qualcomm Snapdragon 665 octacore
GPU Adreno 610
4GB de memória Ram

MI Note 9 PRO

CPU Snapdragon 730 octacore
GPU Adreno 610
4GB de memória RAM

Mi Note 10 Pro

CPU Snapdragon 730 octacore
GPU Adreno 618
8GB de ram



Share:
author image

Fernanda Tavassi

Paulistana residente em Foz do Iguaçu, apaixonada por games e animes!

See all author posts

Comentários