A Intel lançou recentemente  a décima geração de processadores Intel Core. Entre os modelos lançados, chegaram na Atacado Games duas opções, o Intel Core I3 10100 e o I5 10400 da família Comet Lake, que trazem alguns avanços significativos em relação aos seus antecessores.

A principal mudança que chega a nova geração são as adições de hyper-threading nos núcleos dos processadores. Essas threads vão possibilitar que os processadores tenham um desempenho superior em aplicações que exigem múltiplos threads, como Blander ou Premier, por exemplo.

Além disso, jogos mais recentes vem sendo desenvolvidos para tirarem proveito máximo dessas aplicações. Games de mundo aberto, com muitos jogadores simultâneos e muita física envolvida utiliza muito bem os vários threads disponíveis na nova geração da Intel.

Essa novidade também é muito bem vinda para quem faz uso simultâneo de diversos aplicativos  e também para quem pretende streamar seus jogos do PC.

core i5

O I5 10400 chegou ao mercado com 8 núcleos e 16 threads, 2 a mais que seu antecessor I5 9400, que possuía 6 núcleos e nenhum thread. A memória cache também recebeu um acréscimo, de 9MB para 12MB para essa geração. A frequência base se manteve a mesma, 2.90 GHz, porém o I5 10400 vem com turbo de 4.30GHz, porém é bloqueado para overclok.

Apesar de ser um processador intermediário dentro da linha dos I5, o 10400 pode entregar um desempenho satisfatório tanto em jogos quanto em programas que exigem um poder de processamento mais robusto, à preço mais acessível que um high-end.

core i3

Já o I3 10100 é um processador mais modesto, mas ainda sim se beneficia bastante com o ganho de hyper-threading. Ele continua sendo um quad-core, como o antecessor I3 9100, mas agora ele possui 8 threads. Tanto a memória cache de 9MB, quanto a frequência base de 3.60GHz, continuam igual nessa geração, com um ligeiro acréscimo de clock no modo turbo, que passa de 4.20GHz para 4.30GHz.

Pode não parecer muito, mas as mudanças fazem com que o novo I3 10100 tenha uma performance semelhante ao que o I7 7700 consegue entregar, porém com clocks mais baixos.

Vale lembrar que, caso você opte por fazer um upgrade no seu PC para os processadores de décima geração, será necessário também trocar a placa mãe, já que o soquete das placas da geração passada não são compatíveis com a nova.

author image

Fernanda Tavassi

Paulistana residente em Foz do Iguaçu, apaixonada por games e animes!

See all author posts

Comentários